Do Kwon pode alterar declaração de culpa em processo criminal
Um juiz federal que cuida do caso de Do Kwon, cofundador da Terraform Labs, agendou uma conferência para terça-feira. Nesta reunião, Kwon pode ter a chance de mudar sua declaração de culpa nas acusações que enfrenta.
Em um documento recente apresentado no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Nova York, o juiz Paul Engelmayer chamou as partes para aparecerem no tribunal. Essa é uma sinalização de que Kwon está considerando alterar sua postura em relação a algumas ou todas as acusações que lhe foram imputadas. No começo do ano, ele havia se declarado inocente de nove acusações criminais, logo após passar por um longo processo judicial para ser extraditado de Montenegro para os EUA.
O juiz Engelmayer deixou claro que Kwon deve estar pronto para apresentar uma declaração mais completa sobre os crimes dos quais está se declarando culpado. Ele sugeriu que as equipes jurídicas colaborem na criação de uma confissão que possa ser lida em audiência pública durante esse procedimento.
Sobre o caso, Kwon foi indiciado em março de 2023 e enfrenta acusações sérias, incluindo fraude de valores mobiliários, manipulação de mercado, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica, ligadas ao seu trabalho na Terraform. Ele é acusado de ter contribuído para o colapso do ecossistema Terra, que resultou em uma perda de US$ 40 bilhões para investidores.
Após o colapso em 2022, Kwon ficou fora do radar por vários meses até ser detido em Montenegro por usar documentos falsificados. Sua equipe legal contestou por mais de um ano os pedidos de extradição tanto dos EUA quanto da Coreia do Sul, até que ele finalmente foi entregue às autoridades americanas em dezembro de 2024. Desde então, Kwon está preso sem direito a fiança, e seu julgamento está agendado para janeiro de 2026.
Que tipo de acordo Kwon pode conseguir?
No momento, não está claro qual tipo de acordo a equipe de Kwon poderia ter discutido com as autoridades dos EUA. Registros judiciais mostram que a equipe do Tribunal Distrital de Nova York, liderada pelo procurador interino Jay Clayton, tem mantido “discussões produtivas” com os advogados de Kwon ao longo dos últimos meses.
Vale mencionar que esta conferência acontece apenas seis dias depois que o tribunal considerou culpado o cofundador da Tornado Cash, Roman Storm, por operar um serviço de transmissão de dinheiro sem licença. Ele também está prestes a receber sua sentença.
Além disso, a Terraform já havia fechado um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) em 2024, que envolveu o pagamento de cerca de US$ 4,5 bilhões em multas e penalidades.